O ramo de transportes é muito competitivo e isso faz com que as empresas constantemente busquem meios de reduzir seus custos e aumentar a eficiência de suas operações, caso contrário poderão perder espaço no mercado para as concorrentes mais enxutas e modernas. Uma das táticas que traz diferenciais competitivos é a implementação de um sistema para controle de entregas.
Se você quer saber como funciona essa tecnologia, continue a leitura deste conteúdo. Aqui explicamos a aplicabilidade prática de um sistema para controle de entregas na rotina da empresa e ainda apresentamos as 7 principais vantagens de sua implementação!
Como funciona o sistema para controle de entregas?
Basicamente, o sistema consiste em uma plataforma de software que possui um aplicativo instalado nos dispositivos móveis da transportadora, como celulares e tablets, para garantir controle rápido e eficiente de suas entregas.
A instalação é feita nos celulares da equipe de campo, que registrarão os locais de entrega e se comunicarão em tempo real com a empresa, informando cada uma das coletas, entregas e ocorrências.
Esse tipo de programa tem o objetivo de superar problemas e evitar riscos decorrentes da distribuição de mercadorias, embarques, rastreamento, coleta, registro de comprovantes, entre outras operações relacionadas à entrega etc. Algumas das principais funcionalidades e recursos do sistema são:
- utilizável em qualquer lugar, já que pode ser acessado por computador, tablet ou smartphone, bastando conexão à internet móvel;
- acesso via web, não sendo preciso instalar um programa pesado no dispositivo;
- integração com outros sistemas;
- envio de fotos e áudios;
- rastreamento por GPS;
- informes de ocorrências;
- fornecimento de dados em tempo real aos clientes;
- economia e fácil utilização.
Quais são as vantagens de ter um sistema para controle de entregas?
Agora que você já sabe quais as funcionalidades de sistemas como esse, entenda a seguir como elas vão trazer benefícios para sua empresa!
1. Acompanhamento em tempo real
O sistema permite que as entregas sejam acompanhadas em tempo real tanto pela empresa quanto pelo cliente — o que traz mais controle e transparência para as etapas da atividade. Isso também possibilita que a empresa fiscalize o processo, identifique discordâncias e evite ocorrências indesejadas na operação.
Por exemplo, imagine uma situação em que o motorista está atrasado nas suas entregas do dia. Essa é uma ocorrência que poderá ser visualizada imediatamente pela empresa, permitindo que ela tome as devidas providências para corrigir o problema.
Além disso, quando é disponibilizada ao cliente a possibilidade dele acompanhar o trajeto e ocorrências relacionadas com as suas mercadorias, diminui-se a necessidade de envio manual de informações e de realizar atendimento por parte da empresa e há um aumento de sua confiança no trabalho da transportadora.
2. Roteirização das entregas
O sistema recursos que permitem realizar o planejamento das praças e rotas de coletas e entregas, considerando uma série de parâmetros para indicar qual é o veículo mais adequado para cada transporte.
Assim, o motorista não precisará mais se preocupar em encontrar o melhor caminho para acessar o endereço. Ele já terá todo o trabalho planejado, como as previsões de chegada e caminhos traçados antes de começar as entregas, como também fará a rota mais eficiente possível.
No caso de imprevistos, como obra ou acidente na estrada, o motorista poderá informar imediatamente à transportadora para que ela trace outra rota eficiente. A roteirização e planejamento de praças também otimiza o carregamento dos veículos e considera as suas limitações de peso e cubagem, o que aprimora e facilita ainda mais a jornada dos motoristas.
3. Agilidade nas tomadas de decisão
Com as vantagens acima explicadas, a empresa conseguirá identificar os seus pontos fortes e fracos e ainda o que pode ser aperfeiçoado. Alguns dos fatores percebidos pelo monitoramento são:
- cumprimento da rota;
- eficiência de cada motorista;
- índice de extravios;
- locais com maior taxa de furtos e roubos;
- identificação de profissionais com maior índice de acidentes;
- taxa de cumprimento de prazos e de atrasos;
- índice de problemas com veículos.
Isso permite que os gestores tomem melhores decisões sobre realização de investimentos a curto e longo prazo e ainda saibam quais medidas tomar para otimizar processos.
4. Redução de custos não programados e extravios
Ocorrências de furtos e roubos de carga geram prejuízos excessivamente onerosos para a empresa. Por meio de um bom sistema para controle de entregas, as transportadoras conseguem minimizar perdas ao traçar automaticamente rotas mais seguras e monitorar o percurso de cada carga.
Eventuais cancelamentos de compras também geram custos elevados, sendo que eles normalmente decorrem do atraso excessivo ou pela falta de informações repassadas aos clientes. Por outro lado, com a possibilidade do rastreio da entrega, o cliente se manterá informado e mais confiante com a compra.
Os índices fornecidos pelo sistema também auxiliam na minimização dos cancelamentos. Por exemplo, a taxa de problemas com veículos possibilita identificar quais deles precisam de manutenções ou revisões e qual o espaço de tempo mais adequado para fazê-las.
Isso diminui a ocorrência de paradas não planejadas e até de acidentes na estrada e, consequentemente, garante que a entrega seja concluída dentro do tempo programado. Outra vantagem é o fato de que são evitados gastos elevados com possíveis quebras ou até acidentes derivados da falta de manutenção.
Quanto aos extravios, eles podem ocorrer em diferentes pontos da cadeia logística, como:
- armazenamento em estoque;
- liberação para transporte;
- durante o trajeto;
- transferência do produto entre modais.
Normalmente é difícil saber onde exatamente se originou o extravio, mas com o monitoramento eficaz do controle de entregas, é possível identificar em qual ponto ocorreu o desvio, recuperar o produto e ainda tomar medidas para diminuir a probabilidade que isso aconteça novamente.
5. Segurança nas entregas
Com a carga sendo monitorada em tempo real, inibe-se parcialmente sequestros, furtos, roubos e outras ações criminosas. A empresa acompanha o andamento do trabalho, e no caso de ser avisada pelo motorista, ou de notar alguma ocorrência indesejada, terá condições de detectar o padrão anormal e iniciar a averiguação dos fatos, acionar as autoridades e notificar clientes e demais interessados.
6. Velocidade na operação
Um problema comum na logística consiste na demora de tempo para liberar os veículos das unidades de embarque e descarga. Mas, graças à gestão de entregas em tempo real, o contato da central com o motorista é mais rápido e transparente e é possível ter noção exata do andamento do trabalho e do cumprimento do cronograma de coletas e entregas das rotas e agendar ou até reprogramar as próximas coletas mais facilmente, se necessário.
7. Satisfação dos clientes
Todas as vantagens acima beneficiam a imagem da empresa. O sistema torna as entregas mais rápidas, seguras e há maior transparência com os clientes, que monitoram a carga conjuntamente com a empresa.
Graças à redução de custos, a transportadora também conseguirá fazer preços mais acessíveis ou investir em projetos que aprimoram o serviço e a relação com o cliente. Tudo isso maximiza a satisfação e as chances de fidelização.
Como foi possível notar ao longo deste artigo, a implementação de um sistema para controle de entregas é um investimento cujas vantagens garantem um retorno amplo, pois trazem mais segurança, agilidade, economia, satisfação do cliente etc.
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