Gestão à vista: entenda como ela se aplica na logística
Este artigo tem o objetivo de esclarecer o que é a gestão à vista, e como ela pode auxiliar no dia a dia e no crescimento das transportadoras e operadores logísticos.
Conhece aquele velho ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Apesar de ser uma expressão popular, ela faz todo sentido em nossas vidas e isso é comprovado cientificamente, através de vários estudos, que as pessoas absorvem 83% de informações por meio da visão.
Por esse motivo, não é coincidência dizer que as empresas passaram a adotar ferramentas visuais em suas atividades para acompanhar indicadores, resultados e performance, no que chamamos de gestão à vista.
Mas, afinal, o que significa esse conceito tão debatido nos últimos tempos? Qual sentido ele faz dentro de uma operação logística e como a tecnologia contribuiu para a sua expansão? Todas essas questões e muitas outras serão abordadas neste post. Por isso, continue a leitura e tome nota de todas as dicas que preparamos. Vamos lá?
O que é gestão à vista?
Já foi o tempo em que a análise e o acompanhamento de resultados cabiam, exclusivamente, ao gestor da área. O conceito de gestão à vista consiste em um modelo de gerenciamento o qual permite que toda a equipe tenha acesso aos principais indicadores de controle da empresa (respeitando os limites de acesso a informação estabelecidos pela direção, é claro).
Resumindo, trata-se da visualização de dados e informações por meio de gráficos, tabelas e checklists de uma maneira simplificada e rápida, geralmente expostas em lugares de comum convivência, como corredores, telões, quadros, informativos etc.
A princípio, parece ser uma metodologia simples e fácil, e, de fato, não deixa de ser. O cuidado principal não está na forma de divulgar esses dados, mas no que será divulgado. Ou seja, a gestão à vista só se torna eficiente quando as informações expressas nas imagens são realmente verdadeiras e assertivas. Qualquer deslize é capaz de causar desinteresse ou até mesmo reações indesejadas por parte dos colaboradores.
Portanto, esse modelo de gestão deve contar com uma base confiável de dados e, por isso, a importância fundamental do uso da tecnologia para gerar e acompanhar esses resultados. Abordaremos tudo isso com mais detalhes um pouco mais à frente.
Como a gestão à vista impacta na logística?
A logística, em especial, é uma atividade que requer uma gestão detalhada e apurada por uma série de fatores. Afinal, se trata de um setor com operações delicadas, com riscos e custos altos e, principalmente, muito dinâmicas. Imagine, por exemplo, uma transportadora que, além de entregas diárias, precisa se preocupar com armazenagem de produtos de seu cliente, movimentação, prazos, faturamento, financeiro, legislação, entre outros assuntos pertinentes à sua operação.
Só por meio de uma gestão eficiente é que uma empresa desse porte consegue apurar seus reais resultados e monitorá-los. Indiscutivelmente, a solução que possibilita essas análises está na integração das informações geradas. Ou seja, não adianta, por exemplo, cuidar apenas do controle do estoque se o financeiro não tem acesso direto a esses dados. Toda operação logística deve ser enxergada como uma cadeia, envolvendo diversas etapas e diferentes setores.
Logo, é imprescindível que todos estejam sejam integrados! Atualmente, isso é facilitado por meio de sistemas de gestão que permitem, de forma simples e prática, a integração de todas as equipes envolvidas na operação logística.
A partir disso torna-se possível gerar resultados confiáveis e assertivos para finalmente divulgá-los entre os colaboradores e permitir o acompanhamento dos gestores. Para saber quais são os principais impactos da gestão à vista na logística, separamos uma pequena lista abaixo. Confira!
- gestão clara e aberta: independentemente dos resultados gerados, na gestão à vista, toda a equipe tem acesso aos dados (respeitando as politicas de acesso a dados definidas pela direção), tornando públicas as necessidades e os objetivos da empresa;
- performance da equipe: quando os colaboradores conseguem acompanhar seus resultados diários, a performance das atividades tende a melhorar;
- tomada de decisão: com a gestão à vista os gestores têm uma visão mais ampla do que precisa melhorar e isso permite tomar decisões mais assertivas e com maior agilidade;
- participação das equipes: toda empresa precisa ouvir seus colaboradores, porém isso nem sempre é fácil de motivar. Com a gestão à vista suas equipes “ganham” uma visão de gestor também, pois passa a ter acesso aos dados principais para acompanhamento, proporcionando uma maior participação dos funcionários.
Como aplicar a gestão à vista na sua transportadora?
Aplicar a gestão à vista em sua empresa significa aproximar suas equipes do trabalho do gestor e vice-versa. Como dissemos no início do texto, não se trata apenas de divulgar as informações e resultados, mas de um método que realmente faça sentido e que busque motivar e incentivar a participação dos colaboradores nos objetivos da organização. Confira algumas dicas importantes para implantá-la em seu negócio:
Invista em tecnologia
O primeiro passo, e que defendemos desde o início, é garantir dados e informações reais. A tecnologia se faz fundamental nesta etapa, desde sistemas de gestão (na logística, isso inclui estoques, financeiro, entregas etc.) a painéis de análises, como um dashboard.
Resumindo, as ferramentas tecnológicas permitem que você gere os dados de uma forma muito mais segura e prática, assim como possibilitam a visualização dos resultados de maneira clara e inteligente.
Defina métricas
É importante definir as métricas a serem analisadas. Quais indicadores sua transportadora precisa melhorar? Tempo de entrega, métodos de armazenagem, produtividade? Enfim, defina os pontos que precisa trabalhar, gere as informações nos sistemas, estude alternativas, planeje metas e, só depois, divulgue às equipes.
Treine seus colaboradores
Capacitar seus funcionários é sempre importante. No entanto, ao aplicar a gestão à vista, isso se torna ainda mais essencial. Portanto, não adianta simplesmente divulgar resultados e performances pelos ambientes da empresa se seu colaborador não souber o que é aquilo, qual o objetivo ou o que fazer com as informações. Invista em reuniões, eventos e treinamentos para motivar a participação da equipe nas decisões e no atingimento dos objetivos do negócio.
Enfim, a gestão à vista é uma tendência em diversas empresas, principalmente para transportadoras, em que é fundamental, além da presença de um gestor eficiente, da tomada rápida de decisões. Contudo, esse trabalho se torna ainda mais eficaz quando há a participação de toda a equipe. Portanto, invista em meios e ferramentas que facilitem a geração e o acompanhamento de seus resultados.
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