O armazenamento de cargas perigosas é uma atividade que requer muita atenção dos gestores: além de serem produtos que podem causar muitos danos à integridade física dos colaboradores, e até ao meio ambiente, a legislação exige cuidados especiais.
Por isso, é imprescindível que a equipe conheça e aplique as táticas necessárias para trazer mais segurança a esse tipo de armazenamento.
Neste conteúdo, explicamos o que são as cargas perigosas, qual é a importância de ter cuidado ao manejá-las e, após, as melhores táticas para armazená-las com cuidado. Confira a leitura!
Inicialmente, o profissional da logística precisa saber quais cargas são consideradas perigosas. Trata-se de produtos de origem biológica, radiológica ou química, que podem causar danos à saúde, à segurança pública ou ao meio ambiente.
São mais de 90 categorias e 3 mil tipos de produtos que estão listados na Resolução n.º 5.232/16 da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Exemplos de categorias e produtos da norma são:
Ter cuidado tanto no armazenamento como no transporte desse tipo de carga minimiza os riscos de acidentes, derramamentos e outros problemas. Além disso, negligenciar o assunto pode fazer com que a empresa arque com multas e apreensões durante as fiscalizações realizadas pelas autoridades competentes.
Vários cuidados são necessários para que a empresa se mantenha regularizada perante a lei, enquanto outros são obrigatórios pela legislação. Confira nos tópicos seguintes.
Estude todas as características da carga perigosa que será armazenada. Isso é relevante a fim de que você adéque a infraestrutura do local para a armazenagem. Conhecer o produto permitirá a definição de alguns elementos, como:
Por exemplo, algumas cargas precisam ser armazenadas em uma determinada temperatura para que sua composição química não seja alterada. Também há produtos que devem estar dentro de contêineres especiais, o que acontece com itens radioativos.
Já um exemplo de necessidade de estabilização consiste no manejo de substâncias explosivas, como artifícios pirotécnicos, já que a falta de cuidado pode gerar uma detonação.
Uma das ações mais importantes para minimizar os riscos é sinalizar os produtos, as embalagens, os contêineres ou os veículos que os transportam. Os funcionários conseguirão identificar rapidamente os produtos e manuseá-los adequadamente, pois algumas das figuras trazem instruções para isso.
A sinalização pode ser encontrada no Manual de Fiscalização do Transporte Rodoviário Nacional e Internacional de Produtos Perigosos (TRPP). Ela inclui:
A legislação é extensa e rigorosa no que diz respeito aos documentos que devem acompanhar a carga perigosa. É possível que as exigências mudem dependendo do estado onde os produtos serão transportados, mas geralmente são necessários os seguintes documentos:
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) ou coletiva (EPCs) têm a finalidade de proteger a integridade física dos colaboradores que manuseiam as cargas perigosas, sendo cruciais para armazenar e transportar esse tipo de produto com segurança.
Eles devem ser fornecidos pela empresa de transporte, que também garantirá que os trabalhadores os utilizem adequadamente. Para isso, é importante orientar os funcionários sobre a importância dos equipamentos, fornecer as instruções sobre o uso correto e aplicar sanções caso elas não sejam seguidas. Os EPIs e EPCs estão listados na ABNT NBR 9735 e 10271. Alguns desses equipamentos são:
Os operadores são os indivíduos que cuidarão do armazenamento, realizarão as atividades de carga e descarga, entre outras afins. Por essa razão, é fundamental investir em treinamentos desenvolvidos especialmente para instruí-los sobre o manuseio de cargas perigosas.
Ao fazê-lo, os funcionários saberão quais são os cuidados necessários para evitar problemas nessas atividades. Ressalta-se que essa dica se aplica a qualquer tipo de produto, como corrosivos, explosivos, peroxidáveis, inflamáveis, entre outros.
Dificilmente uma empresa consegue gerenciar adequadamente o transporte e o armazenamento de mercadorias sem utilizar a tecnologia a seu favor. Isso também se aplica às cargas perigosas.
Um software de gestão de armazenagem (Warehouse Management System ou WMS) é uma plataforma utilizada por armazéns, operadores logísticos, terminais de cargas, exportadores e importadores para controlar melhor as atividades desempenhadas no negócio. Entre os recursos fornecidos por um bom sistema, estão:
A empresa que aplica os cuidados de armazenamento de cargas perigosas conquistará muitos benefícios para seu negócio, como minimização de riscos, prevenção de problemas no traslado, maior controle na movimentação, identificação e diminuição de custos e muito mais.
Você ainda usa planilha de frete para organizar sua operação de transportes? Veja as dicas…
Entenda o que é seguro de carga, as obrigatoriedades e as regulamentações válidas para no…
A Lei 13.103/2015, conhecida como Lei dos Motoristas, estabelece direitos e deveres específicos para motoristas…
Entenda mais sobre o transporte rodoviário: suas principais características, vantagens, desvantagens e muito mais.
Entenda mais sobre o DACTe, o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Veja como…
Entenda o que é o Caminhão bitruck, pra que serve esse caminhão e quais os…