Se você pudesse aumentar a agilidade, reduzir erros, diminuir custos e melhorar a segurança na troca de informações entre a transportadora e o embarcador, qual seria o resultado? Com certeza, isso aumentaria a sua competitividade de mercado.
A tecnologia capaz de fornecer todos esses benefícios é conhecida como integração EDI. Ela pode ser adotada pelas empresas por meio da implementação de sistemas de gestão especializados, que suportem esta tecnologia.
Neste artigo, explicamos o conceito e funcionamento da integração EDI para ajudar você a conhecer mais sobre o assunto. Além disso, trazemos as vantagens às transportadoras e aos embarcadores, dicas sobre como implementar essa modernidade e, no fim, como as soluções Datamex auxiliam no processo. Confira!
É preciso entender melhor como funciona o EDI Transportes, que é a padronização da troca de dados entre dois sistemas na área de transporte e logística. Geralmente, é utilizado o padrão PROCEDA, que consiste em um conjunto de formatos para organização e troca de informações entre sistemas. Esse padrão permitem que as empresas troquem diferentes informações, como:
Como o assunto é bastante amplo, você pode se aprofundar nele com a leitura de nossos artigos que esclarecem mais sobre o EDI PROCEDA, seus padrões e arquivos. Quanto à integração EDI, trata-se no uso de tecnologias que automatizam a troca de informações entre a transportadora e o embarcador.
Isso é feito quando diferentes sistemas compatíveis com o leiaute EDI são interligados. Não será necessário digitar manualmente os dados e enviá-los para seu parceiro: as plataformas de gestão efetuam a transmissão, o recebimento e a aproveitamento das informações, sem a necessidade de digitação manual.
Por exemplo: os sistemas emitirão os conhecimentos de transporte para o embarcador, que informará os valores liberados para faturamento e pagamento ao transportador, que por sua vez enviará as faturas de volta ao embarcador. Tudo isso é realizado de forma rápida e confiável.
Todos os benefícios decorrem do fato de que várias atividades são executadas pelos sistemas de gestão, com base no aproveitamento das informações recebidas. Confira os mais relevantes para as transportadoras.
Muitas vezes, os colaboradores cometem erros de digitação, de cálculo, atrasam envios de informações, se esquecem de inserir determinado dado, entre outras falhas. Isso pode acontecer em razão de estresse ou pelo fato de o trabalho ser muito repetitivo ou cansativo. Mas isso ainda traz muitos problemas à organização e prejudica a relação com os embarcadores.
Porém, os sistemas de gestão que suportam integração EDI eliminam a necessidade de digitar documentos e transmitem informações sem incorrer nos erros listados. Assim, contribuem para o aumento da qualidade e produtividade na cadeia logística, bem como para uma relação comercial mais saudável.
A integração EDI traz economias de diferentes formas à transportadora. As principais delas são:
Os colaboradores não precisarão mais despender tempo em atividades puramente burocráticas, como digitação, envio de documentos, conferência de dados etc. Além disso, a necessidade de retrabalho decorrente de erros é eliminada.
Isso permite que os funcionários se concentrem mais nas atividades estratégias e urgentes. A tecnologia também ajuda a desenvolver suas operações mais rapidamente, o que agrega mais valor à hora de trabalho da equipe.
O uso da integração EDI e dos sistemas de gestão para transportadora aprimora a comunicação entre as empresas em vários aspectos:
Não é somente a transportadora que é beneficiada com a integração dos sistemas. Os embarcadores também usufruirão de diversas vantagens, como:
Primeiro, entenda que a integração EDI envolve duas ou mais empresas. Por isso, ela não pode ser feita a partir da decisão de apenas um dos parceiros de negócio.
Deve-se informar os seus parceiros comerciais sobre a possibilidade da integração EDI e os benefícios de fazê-lo. Também, desenvolva uma cultura organizacional voltada à inovação — para garantir que o pessoal adote as tecnologias —, e explique o funcionamento da EDI. Essa etapa é necessária para fazer com que todos os benefícios da modernidade sejam aproveitados por ambas empresas.
Defina quais informações serão trocadas entre as organizações e os responsáveis pela atividade. Após, desenvolva ou ative e configure as integrações em ambos sistemas, seguindo os padrões escolhidos. O mais comum é o PROCEDA.
Nessa fase, ainda é preciso estabelecer a forma que os dados serão enviados (por email, FTP, VAN ou Webservices) e sua frequência. Ressalta-se que cada arquivo pode requerer uma repetição diferente, conforme suas características.
As empresas precisarão realizar modificações em seus sistemas para que suportem os leiautes EDI definidos. É recomendável adotar uma plataforma de gestão que já inclua a possibilidade de fazer essa integração, seja com padrão PROCEDA, seja com outros mais específicos.
Por fim, capacite os funcionários que utilizarão os sistemas de gestão e crie um período de testes. Anote qualquer problema na integração e tome as medidas cabíveis para solucioná-lo. Depois dos ajustes, faça outro teste para assegurar que tudo está funcionando adequadamente.
A Datamex desenvolveu um Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS ou Transportation Management System) com suporte nativo as tecnologias de EDI e Webservices, e que fornece uma plataforma completa, flexível e com planos que atendem às necessidades de negócios de qualquer porte.
O TMS Datamex já integra a gestão financeira, controle de frotas, emissor de CTe, entre outras ferramentas, com a melhor relação entre custo-benefício que você encontrará. Esse sistema conta com integração total via EDI entre as transportadoras e embarcadores, permitindo que a coleta e entrega de informações ágil, segura e econômica. Cada operação será registrada no sistema, o que garante amplo controle pelos gestores.
Entre em contato, agora mesmo, com a Datamex para conhecer nosso TMS. Temos planos adequados para empresas de todos os tamanhos!
Você ainda usa planilha de frete para organizar sua operação de transportes? Veja as dicas…
Entenda o que é seguro de carga, as obrigatoriedades e as regulamentações válidas para no…
A Lei 13.103/2015, conhecida como Lei dos Motoristas, estabelece direitos e deveres específicos para motoristas…
Entenda mais sobre o transporte rodoviário: suas principais características, vantagens, desvantagens e muito mais.
Entenda mais sobre o DACTe, o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Veja como…
Entenda o que é o Caminhão bitruck, pra que serve esse caminhão e quais os…