O crescente aumento da concorrência em todos os setores da economia forçou as empresas a buscarem novas alternativas para se manterem entre os melhores players do mercado. Por isso, aumentou a procura por ferramentas capazes de melhorar a performance das atividades e os resultados financeiros.
A boa notícia é que o avanço das tecnologias possibilitou uma democratização de recursos. Hoje, empreendimentos de diversos tipos e tamanhos podem usar esses sistemas para se tornarem mais eficientes.
Nesse contexto, a inteligência artificial na logística é um belo exemplo de como a automatização de alguns processos consiste numa peça-chave para colocar o seu negócio em um ritmo maior de crescimento.
Pensando nisso, elaboramos um artigo para que você entenda de uma vez por todas como essa otimização acontece na logística. Confira!
A era da transformação digital trouxe mudanças significativas nas estruturas organizacionais. Em virtude disso, nos últimos anos, diversas tecnologias vêm sendo incorporadas às indústrias e diferentes tipos de negócios, em busca de maior competitividade.
Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA), ferramenta desenvolvida para imitar a capacidade humana de raciocinar, já se tornou uma realidade não somente nas linhas de produção industrial, mas também nas operações logísticas.
E quando aliada a outros sistemas e conceitos, como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Machine Learning e Computação na nuvem, oferece infinitas possibilidades de aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas. A IA é o ponto de partida para que as demais tecnologias entrem em ação.
O Big Data, por exemplo, não é possível explorar todo o seu potencial sem o amparo da Inteligência Artificial. Do que adiantaria coletar um imenso volume de dados disponíveis na rede, se o software não fosse capaz de filtrar as informações e entender padrões e indicar ações ou soluções a partir delas?
Então, a IA funciona como a base para o desenvolvimento de outras tecnologias voltadas para o melhor gerenciamento das operações de uma empresa.
Como mencionado, a Inteligência Artificial foi desenvolvida para recriar a capacidade de raciocínio do ser humano, ou seja, para analisar dados e, a partir deles, tomar decisões mais acertadas.
Além de trabalhar com um volume de informações muito maior, os softwares de gestão e demais sistemas da IA são mais ágeis e precisos. Com isso, as chances de erros no cálculo e na execução das tarefas são praticamente eliminadas.
Graças à habilidade de prever e evitar falhas, o investimento nas tecnologias de Inteligência Artificial gera uma economia de tempo e dinheiro, pois não há a necessidade de refazer trabalhos ou de remediar uma situação de prejuízo.
A implementação da Inteligência Artificial promove o aumento da produtividade por uma série de fatores. Em primeiro lugar, isso é resultado da diminuição das falhas — com a automatização de tarefas, erros mínimos que atrapalham o desempenho serão identificados e, assim, novas ações serão traçadas para eliminar os problemas.
Portanto, as funcionalidades da Inteligência artificial promovem uma base mais eficiente para o planejamento das ações e a tomada de decisões no dia a dia da empresa.
Devido a sua capacidade de ler, interpretar dados e chegar à conclusão de quais processos são mais adequados, a IA contribui para uma produção e operação escalável e padronizada, em conformidade com as metas e os objetivos definidos pelo gestor.
Ademais, a tecnologia também oferece a vantagem do acesso remoto, isto é, o gestor tem total controle das operações ainda quando não está nas dependências da empresa.
Outro benefício da Inteligência Artificial consiste na otimização da atividade empresarial como um todo — produzir cada vez mais, utilizando o mínimo de recursos.
Assim, da mesma forma que é possível enxugar o orçamento do ciclo produtivo, a tecnologia também será utilizada para economizar nos processos logísticos. A Inteligência Artificial otimiza:
Enfim, os sistemas permitem por em prática uma série de estratégias que se convertem na redução de gastos e ganho de eficiência operacional.
Outro benefício da inteligência artificial que afeta diretamente o setor de logística diz respeito aos processos de armazenamento, estocagem e inventário. Isso porque os softwares inteligentes são capazes de personalizar tais atividades de acordo com as necessidades específicas do negócio e características das operações de cada cliente.
Independentemente do ramo de atuação, as empresas hoje trabalham com estoques enxutos para evitar os desperdícios ou o engessamento de uma quantia alta de capital de giro. Dessa forma, como os algoritmos da IA são capazes de realizar contagens minuciosas e calcular as quantidades ideais para cada tipo de demanda, a gestão do armazenamento se torna mais eficiente.
A incorporação de ferramentas de Inteligência Artificial ao departamento de logística de uma empresa aumenta o seu potencial de prestação de um serviço de excelência, o que reflete no crescimento do nível de satisfação dos clientes.
Quando a empresa oferece prazos de entrega menores, preços atrativos, rastreamento dos pedidos e consegue entregar o produto em perfeitas condições, a fidelização e o engajamento do público são fortalecidos.
O Brasil sempre ocupou posição de destaque no cenário mundial em termos de emprego da tecnologia da informação e comunicação a serviço dos processos de fiscalização aduaneira e tributária, onde o projeto SISCOMEX foi merecedor de vários prêmios internacionais em virtude do quanto agilizou os processos aduaneiros em nosso país, hoje a receita federal mais um vez vem inovando com o advento do radar siscomex, um cadastro centralizado que habilita empresas brasileiras a operar no comércio exterior, e dos sistemas DUE e DUIMP.
A grande novidade é crescente emprego da inteligência artificial nos sistemas utilizados nos processos de fiscalização aduaneira e tributária, o que vem trazendo maior velocidade e precisão nesses trâmites, mais uma vez trazendo benefícios para as empresas que operam no nosso território.
Uma das principais repercussões da IA (inteligência artificial) no setor de logística é a redução da mão de obra humana — há uma forte tendência em valer-se de robôs para a realização de tarefas repetitivas.
A ideia é que todas as atividades que não dependam de competências especiais sejam assumidas pelas máquinas. Nesse cenário, a expectativa é de que num futuro próximo a Inteligência Artificial possa ser usada em veículos autônomos ou que os drones funcionem como mecanismo de entrega de mercadorias em pequenas distâncias.
Com a acirrada competitividade do mercado empresarial, os mínimos detalhes podem ser decisivos na conquista de uma posição de destaque no mercado, e a inteligência artificial na logística é um bom exemplo disso. Um trabalho logístico de excelência agrega valor à imagem da empresa, aumenta a lucratividade e deixa seus clientes mais satisfeitos.
Gostou do artigo? Então, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as inovações sobre o segmento de logística e transporte de cargas! Estamos no Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube.
Você ainda usa planilha de frete para organizar sua operação de transportes? Veja as dicas…
Entenda o que é seguro de carga, as obrigatoriedades e as regulamentações válidas para no…
A Lei 13.103/2015, conhecida como Lei dos Motoristas, estabelece direitos e deveres específicos para motoristas…
Entenda mais sobre o transporte rodoviário: suas principais características, vantagens, desvantagens e muito mais.
Entenda mais sobre o DACTe, o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Veja como…
Entenda o que é o Caminhão bitruck, pra que serve esse caminhão e quais os…